9 Dicas para combater o “comer emocional” /emotional eating e os exageros alimentares de uma forma geral:

  1. Inclua nas suas refeições alimentos que garantam maior saciedade, como: fontes de proteína (ex:carnes magras, ovos, leite e derivados, leguminosas) e fontes de fibra (ex: frutas, legumes, grãos integrais).
  2. Mastigue bem os alimentos! O consumo alimentar desencadeia uma série de sinais neurais e hormonais que regulam a ingestão de alimentos de acordo com as nossas necessidades. Essa resposta de saciedade, que sinaliza a interrupção da alimentação, leva cerca de 15 a 20 minutos para se manifestar. Portanto, é preciso se alimentar com calma para que se possa perceber até que ponto existe fome, sentir o momento em que é gerada a resposta de saciedade. E não só! Tenha consciência do ato alimentar! É importante estar presente, atento, sentir o cheiro e o paladar dos alimentos, e a sensação de prazer envolvidos durante a alimentação. Procure fazer as refeições em um lugar tranquilo e evite distrações, como a TV ou o telefone. O corpo precisa “entender” que foi alimentado! Caso contrário, ele irá solicitar comida em breve novamente.
  3. Beba água! É importante manter-se sempre hidratado, e dessa forma evita-se ainda que haja confusão com sensação de fome, quando na verdade se tem sede. (recomendação: 2 litros/dia)
  4. Durma bem! A falta de sono pode levar a um desequilíbrio na produção de hormônios relacionados à regulação do apetite e do gasto energético corporal, o que em última análise irá promover uma resposta de aumento de apetite, acúmulo de gordura e redução do gasto energético, favorecendo a ocorrência de sobrepeso e obesidade.
  5. Não estoque junk food em casa! Mantenha sempre alimentos saudáveis à sua disposição, deixando-os mais acessíveis do que os junk foods (doces, batatas fritas, salgadinhos, etc) *Dica importante: não vá ao supermercado com fome! Alimente-se antes! (Isso irá impactar diretamente na sua compra, reduzindo os gastos e a vontade de consumir alimentos que não são saudáveis).
  6. Evite as dietas restritivas! Evite fazer restrições severas de grupos de alimentos que fazem parte da sua rotina e preferência alimentares (ex: dieta cetogenica ou low carb – com restrição de carboidratos). Prefira os carboidratos saudáveis, mantenha um consumo moderado, mas sem uma restrição tão rigorosa!
  7. Faça suas refeições em boa companhia! Evite estar sozinho, sempre que possível.
  8. Em momentos de tristeza, ansiedade e irritabilidade, compartilhe a sua dor com uma pessoa querida da sua confiança. E se necessário, procure ajuda profissional!
  9. Pratique atividade física! (é essencial para estimular a liberação de neurotransmissores relacionados à sensação de bem-estar, felicidade e de redução da fome). Faça yoga, meditação, leia, escute música, brinque com o seu animal de estimação, com a sua família, busque o contato com a natureza. Inclua hábitos saudáveis na sua rotina, que lhe proporcionem mais disposição e uma postura de vida mais positiva! Cuide-se! Ame-se! Tenha compaixão pelo seu corpo, pela sua vida, pelas suas escolhas. Sempre há tempo para se recomeçar, buscar novos meios, novos hábitos, novos pensamentos, novas formas de se viver. E se necessário, procure ajuda profissional (de um médico, psicólogo, nutricionista, personal trainer, hipnoterapeuta, …). Estamos aqui para te ajudar! 🤗♥️Foque no seu bem-estar! Hoje e sempre!
Categorias: Blog

4 comentários

Zachary4544 · Fevereiro 14, 2024 às 6:35 am

Мадонна, икона поп-музыки и культурного влияния, продолжает вдохновлять и поражать своей музыкой и стилем. Её карьера олицетворяет смелость, инновации и постоянное стремление к самовыражению. Среди её лучших песен можно выделить “Like a Prayer”, “Vogue”, “Material Girl”, “Into the Groove” и “Hung Up”. Эти треки не только доминировали на музыкальных чартах, но и оставили неизгладимый след в культурной и исторической панораме музыки. Мадонна не только певица, но и икона стиля, актриса и предприниматель, чье влияние простирается далеко за рамки музыкальной индустрии. Скачать mp3 музыку 2024 года и слушать онлайн бесплатно.

Sekret Natury · Março 19, 2024 às 2:15 pm

great article

Dowiedz się jak · Abril 8, 2024 às 5:27 am

great article

массандровский парк ялта интурист · Junho 19, 2024 às 12:19 am

Здесь вы найдете разнообразный видео контент массандровский парк ялта интурист

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *