1. É uma fonte de proteína completa, ao contrário de outras fontes de proteína vegetal, que são deficientes em certos aminoácidos essenciais.  

A proteína é feita de aminoácidos, nove dos quais são chamados essenciais, pois seu corpo não pode produzi-los e precisa obtê-los através de sua dieta. Se um alimento contém todos os nove aminoácidos essenciais, é referido como uma proteína completa. E esse é o caso da quinoa! Com cerca de 14g de proteína por cada 100g de grão cru, a quinoa é uma excelente fonte de proteína de origem vegetal, sendo bastante recomendada principalmente para vegetarianos e veganos, que não possuem na dieta outras fontes de proteínas completas em um único alimento (encontradas principalmente nos alimentos de origem animal). 


2. Possui alto teor de fibras! 

Cada 100g de quinoa contém cerca de 10g de fibras, o que representa aproximadamente 40% da nossa necessidade de ingestão diária de fibras. Além de serem essenciais para uma boa função intestinal, as fibras são importantes aliadas no processo de redução do colesterol e da glicemia, e também contribuem para a sensação de saciedade. 

3. Não contém glúten! 

Com isso pode representar uma ótima alternativa para os intolerantes ao glúten, sendo uma opção muitas vezes mais nutritiva quando comparada a outros alimentos que são comumente utilizados como substitutos do glúten (ex: tapioca, batata, milho e arroz). 


4. É rica em antioxidantes!

A quinoa é rica em compostos flavonóides, que são poderosos antioxidantes, como demonstrado em um estudo publicado no periódico Food chemistry em 2015. Dois flavonóides, que foram particularmente bem estudados são a quercetina e o kaempferol, encontrados em quantidades elevadas na quinoa, e que possuem efeitos anti-inflamatórios, antivirais, anticâncer e antidepressivos em estudos com animais.


5. Possui um Baixo índice glicémico! 

O índice glicêmico é uma medida da velocidade com que os alimentos são capazes de elevar a glicemia (níveis de açúcar no sangue).

A ingestão de alimentos com Alto índice glicêmico está diretamente relacionada ao risco de desenvolvimento de obesidade, na medida em que o pico de glicemia gerado após o consumo desses alimentos promove um grande estímulo à produção de insulina, fazendo com que esse açúcar “recolhido” pela insulina seja estocado na forma de gordura em nosso organismo. Esse processo resulta ainda em uma maior sensação de fome, o que também contribui para o sobrepeso. 

6. É rica em vitaminas e minerais!

A quinoa é uma boa fonte de magnésio, potássio, zinco, cálcio e ferro, além de vitaminas do complexo B (essenciais para o bom funcionamento do nosso sistema nervoso, manutenção muscular e síntese de hormônios). 


7. É fonte de gorduras boas! 

As gorduras presentes na quinoa são o ômega 3 e o ômega 6, ambas benéficas para o organismo, ajudando principalmente na prevenção de doenças cardiovasculares.


*Obs: A quinoa possui mais de 50% de carboidratos em sua composição, e portanto não é considerado um alimento low carb. No entanto, isso não quer dizer que a quinoa engorde! Nenhum alimento isoladamente é capaz de engordar ou emagrecer! Isso irá depender de outros fatores como a quantidade ingerida e do gasto calórico que se tem durante o dia.

Lembre-se sempre de que: o que promove a perda de peso é um consumo calórico inferior ao gasto energético total ao longo do dia, o que não está relacionado necessariamente à restrição de hidratos de carbono por si só! (farei um post sobre isso futuramente)  

ResponderEncaminhar
Categorias: Blog

1 comentário

Bruce487 · Fevereiro 14, 2024 às 6:37 am

Мадонна, икона поп-музыки и культурного влияния, продолжает вдохновлять и поражать своей музыкой и стилем. Её карьера олицетворяет смелость, инновации и постоянное стремление к самовыражению. Среди её лучших песен можно выделить “Like a Prayer”, “Vogue”, “Material Girl”, “Into the Groove” и “Hung Up”. Эти треки не только доминировали на музыкальных чартах, но и оставили неизгладимый след в культурной и исторической панораме музыки. Мадонна не только певица, но и икона стиля, актриса и предприниматель, чье влияние простирается далеко за рамки музыкальной индустрии. Скачать mp3 музыку 2024 года и слушать онлайн бесплатно.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *